Um avião foi atingido por um raio logo após decolar do YVR (Aeroporto Internacional de Vancouver), no Canadá, no último fim de semana, e o momento foi captado em vídeo por um piloto em formação.
O voo, que parece ser uma aeronave da Air Canada com destino ao aeroporto de Londres-Heathrow, foi visto decolando antes de ser atingido por um raio, que ilumina o céu. Ninguém ficou ferido e o voo seguiu normalmente seu curso logo após o incidente.
As imagens foram gravadas por Ethan West, um piloto em formação. Ele que costuma reservar um tempo para observar aviões no aeroporto de Vancouver, quando as aulas de pilotagem terminam. O aluno compartilhou o vídeo e a história com o portal de notícias canadense CityNews.
West afirma que se informou antecipadamente que o avião que decolaria naquele horário seria um Boeing 777-300, que ele considera o seu modelo favorito de aeronave. Por ser um bimotor de grande porte, ele pensou que seria interessante fazer um vídeo rápido por conta do som produzido por ele.
Segundo o Serviço Meteorológico Nacional dos EUA, os aviões de passageiros são geralmente atingidos por raios, em média, uma ou duas vezes por ano. Segundo a agência, as aeronaves são projetadas e construídas com um sistema que recebe o raio e conduz as correntes, evitando danos a equipamentos e riscos às pessoas.
Fonte: Citynews