• Sobre
  • Anuncie
  • Contato
31 de maio de 2026
Dólar Hoje
booked.net
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
Nada Encontrado
Ver Tudo
Home Política

Wilson Lima anuncia cerca de R$ 100 milhões para ampliar abastecimento de água e rede de esgoto em Manaus

Investimento será feito em parceria entre o Governo do Estado, Prefeitura e Águas de Manaus, que assinaram termo de cooperação

Redação por Redação
17 de maio de 2023
em Política
Foto: Diego Peres e Alex Pazuello/Secom

Foto: Diego Peres e Alex Pazuello/Secom

171
VIEWS
CompartilheTuiteEnvie no ZapCompartilhe

O governador Wilson Lima anunciou investimentos de cerca de R$ 100 milhões para ampliar o abastecimento de água e cobertura de rede de esgoto em Manaus. Nesta terça-feira (16/05), ele assinou um Termo de Cooperação Técnica, juntamente com a Prefeitura de Manaus e a concessionária Águas de Manaus para execução das obras, que vão beneficiar mais de 8,1 mil famílias das zonas sul e leste de Manaus.

Serão implantados 48 quilômetros de rede de esgoto e seis elevatórias, interligadas a uma Estação de Tratamento de Esgoto, que será construída em uma área doada pelo Governo do Amazonas. Mais de 6,8 mil residências passarão a contar com coleta e tratamento de esgoto. Os investimentos no abastecimento de água vão atender mais de 1,3 mil domicílios.

“Isso é importante porque a gente avança numa pauta que é muito cara para o Brasil e, sobretudo, para a Amazônia, que é a questão do saneamento básico. A gente tem um reflexo imediato na questão da saúde, principalmente das crianças e dos idosos”, disse o governador do Amazonas, Wilson Lima.

“Eu quero agradecer, governador, em nome da população da cidade de Manaus, o seu olhar para a cidade, o seu olhar voltado para o bem-estar de quem mora na grande metrópole de Manaus, a capital da Amazônia. Nós estamos unidos para melhorar a qualidade de vida do povo da cidade de Manaus”, afirmou o prefeito de Manaus, David Almeida.

Prosamin+

As obras de saneamento básico anunciadas hoje estão inseridas no Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+) e vão contemplar toda a área de abrangência do programa – no trecho do Igarapé do Quarenta, que se inicia nas proximidades da alça de retorno da avenida Manaus 2000, no bairro Japiim, zona sul, até a Comunidade da Sharp, na zona leste.

O titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Marcellus Campêlo, falou sobre a importância do projeto. “Esse convênio vai garantir que a prefeitura de Manaus receba as obras de água e esgoto que serão executadas por meio do Prosamin+. O Estado vai construir seis elevatórias e vai interligar essa estrutura a uma estação de esgoto que será construída pela concessionária em um terreno doado pelo Governo do Amazonas”.

Além de especificar a área de abrangência das obras de saneamento, o Termo de Cooperação Técnica também prevê a criação do Fundo Estadual de Saneamento Básico do Prosamin+.

“Quando a gente fala de saneamento nós estamos falando que é prevenção sobre saúde corretiva. É agir na ponta, é agir para não proliferar doenças. Com certeza o saneamento é o maior investimento que pode ser feito para o meio ambiente, para a garantia do futuro do meio ambiente”, ressaltou Diego Dal Magro, diretor-presidente da Águas de Manaus.

Fazem parte do termo, a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), que coordena as ações do Prosamin+ e que faz parte da estrutura da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb); a concessionária Águas de Manaus; e a Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município (Agemam).

A assinatura do termo ocorreu durante vistoria aos trabalhos de construção de um complexo viário na avenida Governador José Lindoso (avenida das Torres) com a rua Barão do Rio branco, bairro Parque das Laranjeiras, zona centro-sul de Manaus.

Tags: abastecimentoáguaAmpliaçãoManauspolíticaWilson Lima

Postagens Relacionadas

Arte: Portal GOV
Política

Municípios do AM vão receber a 1ª parcela do FTI para fortalecer a saúde no interior

30 de maio de 2026
© Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Política

Lula sanciona lei que cria Universidade Federal Indígena

29 de maio de 2026
Fotos: Arquivo/DPE-AM
Política

Assembleia Legislativa aprova gratificação para servidores da Defensoria que atuam no interior do Amazonas

29 de maio de 2026
Próximo
Foto: Divulgação

Vulgo 'Paraíba' é morto a tiros após ser perseguido por rivais no bairro Colônia Antônio Aleixo, em Manaus

Especial Publicitário

  • Especial Publicitário
Especial Publicitário

Passe Livre e Meia-Passagem Estudantil 2023

por Redação
26 de janeiro de 2023

Leia mais
Destaque

Janeiro Roxo: Hanseníase tem Cura

por Redação
13 de janeiro de 2023

Leia mais
Divulgação
Especial Publicitário

Natal das Águas: Um brilho de solidariedade e esperança para todos

por Redação
23 de dezembro de 2022

Leia mais

Sobre

Portal de Notícias do Estado do Amazonas.

Compartilhe

Categorias

  • Amazônia
  • Brasil
  • Cultura
  • Destaque
  • Economia
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Esportes
  • Interior
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • News
  • Opinião
  • Pet
  • Polícia
  • Política
  • Selva
  • Viral

Postagens Recentes

  • Uso excessivo de telas prejudica criatividade nas brincadeiras
  • Embrapa produz em laboratório salmão, caviar e anéis de lula veganos
  • Tela Brasil: streaming público estreia com mais de 550 obras
  • Cinco lagos amazônicos impactados pelas mudanças climáticas são monitorados por pesquisadores e comunidades tradicionais
  • Sobre
  • Anuncie
  • Contato

© 2024 Portal AM — Desenvolvimento WordPress Web Designer

Nada Encontrado
Ver Tudo
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo

© 2024 Portal AM