• Sobre
  • Anuncie
  • Contato
15 de janeiro de 2026
Dólar Hoje
booked.net
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
Nada Encontrado
Ver Tudo
Home Mundo

Banco Mundial diz que 2,6 bilhões de pessoas não têm como financiar dieta saudável

Estudo mostra progresso, mas não em todos os lugares; total corresponde a quase um terço dos habitantes do planeta; crescimento do custo de vida aumentou nos últimos anos, países da África Subsaariana são os mais atingidos pelas barreiras econômicas para financiar comida de qualidade

Redação por Redação
2 de setembro de 2025
em Mundo
Fotos: Alex Pazuello/Secom

Fotos: Alex Pazuello/Secom

163
VIEWS
CompartilheTuiteEnvie no ZapCompartilhe

Um estudo do Banco Mundial revela que, em 2024, cerca de 2,6 bilhões de pessoas não tinham condições de pagar por uma dieta saudável. O total corresponde a 32% da população global.

Mesmo com o acesso global à comida de qualidade melhorando, o progresso continua desigual. As estimativas são do Custo e Acessibilidade de uma Dieta Saudável do relatório Estado da Segurança Alimentar e Nutrição no Mundo, Sofi, de 2025.

Progresso global rumo a dietas saudáveis

A análise defende que os países de baixa renda e a África Subsaariana estão ficando para trás no progresso global rumo a dietas saudáveis ​​e acessíveis.

A instituição sugere ações urgentes e voltadas a eliminar a lacuna de acessibilidade investindo em sistemas alimentares, no apoio a famílias vulneráveis ​​e na garantia de um desenvolvimento econômico refletindo melhorias reais na vida das pessoas.

Média global de 42%

Entre 2017 e 2024, os países de baixa renda registraram a maior alta acumulada no custo de uma dieta saudável. O aumento foi de 47,5% em comparação com a média global de 42%.

O crescimento dos custos nesses países seguiu elevado nos últimos dois anos, com altas de 7,6% em 2023 e 7% em 2024. Essas pressões sustentadas de custos não foram acompanhadas pelo crescimento da renda, relata o Banco Mundial.

O número de pessoas em países de baixa renda que não conseguem arcar com uma dieta saudável continua a aumentar, impulsionado por “uma prevalência persistentemente alta de inacessibilidade e pelo crescimento populacional contínuo”.

Em 2024, o total atingiu mais de 545 milhões ou mais de 20% do que em 2017.

Alta de custos de uma alimentação saudável

Na África Subsaariana e nos países de baixa renda, as condições pioraram por dois anos consecutivos desde 2022.

Enquanto a maioria das regiões teve uma desaceleração notável na alta dos custos de uma alimentação saudável em 2023 e 2024, na África Subsaariana e nos países de baixa renda ela foi marginal, mantendo os custos próximos de níveis recordes.

Na região subsaariana, tanto a prevalência da inacessibilidade quanto a população total continuaram a crescer desde 2022. O fato contrasta com a maioria das outras regiões onde a prevalência está diminuindo.

O número de pessoas que não conseguem pagar por uma alimentação saudável aumentou, tanto em 2023 quanto em 2024. Isso levou a que essas dietas ficassem ainda mais inacessíveis para milhões de pessoas.

Uma tendência de certa piora também foi observada no Oriente Médio e Norte da África, Afeganistão e Paquistão.

Tags: AlimentoFMIMundo

Postagens Relacionadas

Turistas observam a erupção do vulcão Fuego na Guatemala. Foto: UN News/Jing Zhang
Mundo

Agência da ONU alerta para risco de vulcões dormentes pelo mundo

14 de janeiro de 2026
Foto: Reprodução | Canva
Mundo

Aumento da violência contra manifestantes no Irã consterna a ONU

13 de janeiro de 2026
ONU ressalta que o nível de acesso de mulheres e meninas à educação é limitado ou inexistente - Foto: Unicef/Srikanth Kolari
Mundo

Modernização das empresas impulsiona criação de empregos nos países em desenvolvimento

12 de janeiro de 2026
Próximo
FOTOS: Divulgação

Curta-metragem de Coari é selecionado para 7º FICCTerra, no México

Especial Publicitário

  • Especial Publicitário
Especial Publicitário

Passe Livre e Meia-Passagem Estudantil 2023

por Redação
26 de janeiro de 2023

Leia mais
Destaque

Janeiro Roxo: Hanseníase tem Cura

por Redação
13 de janeiro de 2023

Leia mais
Divulgação
Especial Publicitário

Natal das Águas: Um brilho de solidariedade e esperança para todos

por Redação
23 de dezembro de 2022

Leia mais

Sobre

Portal de Notícias do Estado do Amazonas.

Compartilhe

Categorias

  • Amazônia
  • Brasil
  • Cultura
  • Destaque
  • Economia
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Esportes
  • Interior
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • News
  • Opinião
  • Pet
  • Polícia
  • Política
  • Selva
  • Viral

Postagens Recentes

  • Casal é preso por porte ilegal de arma de fogo
  • Mulher é procurada pela polícia por tentativa de homicídio no bairro Flores
  • Homem é preso por roubo a residência avaliado em R$ 23 mil, no bairro Flores
  • Vídeo: grupo que se passava por policiais para praticar extorsões é preso em Manaus
  • Sobre
  • Anuncie
  • Contato

© 2024 Portal AM — Desenvolvimento WordPress Web Designer

Nada Encontrado
Ver Tudo
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo

© 2024 Portal AM