• Sobre
  • Anuncie
  • Contato
11 de julho de 2025
Dólar Hoje
booked.net
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
Nada Encontrado
Ver Tudo
Home Política

Novo sistema de distribuição de cotas da UEA é aprovado na Aleam

Redação por Redação
16 de maio de 2024
em Política
Foto: Rickardo Marques

Foto: Rickardo Marques

168
VIEWS
CompartilheTuiteEnvie no ZapCompartilhe

Nesta quarta-feira, 15/5, a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) aprovou de forma unânime o Projeto de Lei nº 279/2024, que trata das vagas oferecidas nos concursos vestibulares da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). A medida aguarda, agora, a sanção do Executivo

Segundo o reitor da UEA, André Zogahib, a universidade, em colaboração com a Aleam, Casa Civil, Secretaria de Governo, Procuradoria Geral do Estado (PGE) e a Procuradoria Jurídica da UEA, elaborou o referido Projeto de Lei, que foi encaminhado pelo governador à Assembleia Legislativa.

De acordo com a universidade, 50% das vagas são destinadas aos estudantes do Amazonas e a outra metade será para ampla concorrência (Brasil). De acordo com Zogahib, o STF considerou inconstitucional a lei anterior, porém não irá questionar a constitucionalidade das cotas regionais. “Assim, focamos nos percentuais determinados pelo STF. Garantiremos, dessa forma, o ingresso de estudantes da rede pública, privada e de todas as regiões do Amazonas em nossa universidade“, disse.

O sistema de cotas estabelece a seguinte distribuição: metade das vagas dos cursos e turnos oferecidos pela UEA será exclusivamente destinada a candidatos do estado do Amazonas, enquanto a outra metade será aberta para candidatos de qualquer estado brasileiro.

Agora, o projeto encaminhado pelo governo do Amazonas à Assembleia Legislativa em 3 de maio, estabelece cotas para ambos os métodos de ingresso na instituição, sendo 40% via vestibular e 60% por meio do Sistema de Ingresso Seriado (SIS), com reserva específica para Pessoas com Deficiência (PcD), indígenas, negros e estudantes provenientes do interior.

Entenda a discussão

Em 19 de outubro de 2023, o Supremo Tribunal Federal (STF) havia julgado a lei estadual anterior inconstitucional, na qual assegurava cota de 80% na Universidade do Estado do Amazonas para estudantes que se formaram no ensino médio em escolas da rede pública e privada dos municípios amazonenses.

O recurso discutido na Suprema Corte era de requerimento da UEA para garantir a constitucionalidade da Lei Estadual N° 2.894/2004, em que alegava os recursos investidos na instituição como de origem estadual, sendo diferente dos investimentos em uma universidade federal.

Os magistrados, por sua vez, consideraram inconstitucional a norma estadual como resolução para o caso específico do Amazonas. Sendo retirada da decisão a repercussão geral, ou seja, a possibilidade de que os efeitos extrapolem a situação do Amazonas para outras unidades federativas.

Tags: AleamCotaEstudantesLeiUEA

Postagens Relacionadas

Foto: © Ricardo Stuckert/PR
Política

Brasil responderá tarifaço dos EUA com lei de reciprocidade, diz Lula

10 de julho de 2025
Foto: © Fábio Pozzebom/Agência Brasil
Pet

Projeto aprovado na Câmara proíbe uso de animais em testes cosméticos

10 de julho de 2025
Foto: 
FIMI Drone Camera / Site da Prefeitura de Apuí
Política

Amazonas propõe acordo de cooperação técnica com o Incra para avançar na regularização fundiária em Apuí

10 de julho de 2025
Próximo
Foto: Divulgação

Prefeito anuncia ‘Nova Manaus’, bairro planejado na zona Norte da cidade

Especial Publicitário

  • Especial Publicitário
Especial Publicitário

Passe Livre e Meia-Passagem Estudantil 2023

por Redação
26 de janeiro de 2023

Leia mais
Destaque

Janeiro Roxo: Hanseníase tem Cura

por Redação
13 de janeiro de 2023

Leia mais
Divulgação
Especial Publicitário

Natal das Águas: Um brilho de solidariedade e esperança para todos

por Redação
23 de dezembro de 2022

Leia mais

Sobre

Portal de Notícias do Estado do Amazonas.

Compartilhe

Categorias

  • Amazônia
  • Brasil
  • Cultura
  • Destaque
  • Economia
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Esportes
  • Interior
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • News
  • Opinião
  • Pet
  • Polícia
  • Política
  • Selva
  • Viral

Postagens Recentes

  • Estudo analisa fontes de água e possíveis alterações relacionadas à urbanização
  • Receita propõe quitação facilitada para pequenos e grandes devedores
  • Polícia Civil apreende adolescente envolvido em agressão que resultou na morte de outro adolescente
  • Em Iranduba, Polícia Civil prende integrante de grupo criminoso responsável por aplicar golpes em idosos
  • Sobre
  • Anuncie
  • Contato

© 2024 Portal AM — Desenvolvimento WordPress Web Designer

Nada Encontrado
Ver Tudo
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo

© 2024 Portal AM