• Sobre
  • Anuncie
  • Contato
10 de agosto de 2026
Dólar Hoje
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo
Nada Encontrado
Ver Tudo
Portal AM
Nada Encontrado
Ver Tudo
Home Política

Aleam aprova Projeto de Lei que assegura apoio às famílias de parentalidade atípica no AM

Redação por Redação
22 de outubro de 2024
em Política
Foto: Danilo Mello

Foto: Danilo Mello

161
VIEWS
CompartilheTuiteEnvie no ZapCompartilhe

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) aprovou, em Sessão Plenária, o Projeto de Lei (PL) nº 1.057/2023, que estabelece a Política Estadual de Apoio à Parentalidade Atípica (PEAPA) no sistema de saúde pública do Estado. O PL aguarda sanção governamental.

O projeto busca atender pais, mães e responsáveis por pessoas com deficiência ou com condições de saúde raras e complexas, que exigem cuidados permanentes e acompanhamento especializado ao longo da vida, desde a educação até a atenção à saúde.

Segundo o deputado Cristiano D’Angelo, o objetivo é oferecer uma assistência mais humana e completa, abrangendo não apenas as pessoas com deficiência, mas também as necessidades de toda a família.

“Estamos falando de um cuidado que vai além da saúde física, abordando também os aspectos psicológicos, sociais e familiares. O Poder Público precisa ser mais ativo nesse contexto”, destacou o parlamentar.

Entre as diretrizes propostas pelo PL está o fornecimento de atendimento psicológico integral a pais e responsáveis que enfrentam desafios com os cuidados de crianças com desenvolvimento atípico. Além disso, o projeto incentiva a promoção de debates sobre parentalidade atípica, visando sensibilizar a sociedade sobre o tema.

Cristiano D’Angelo também ressaltou que o projeto prevê o acesso a exames, medicamentos e tratamentos necessários para identificar e tratar problemas psicológicos entre os cuidadores, além de facilitar o acesso às informações sobre as condições de saúde das crianças, terapias e tratamentos disponíveis.

“O projeto reforça a proteção social no Amazonas e atende a uma demanda muitas vezes esquecida: o apoio às famílias que convivem com a parentalidade atípica. A iniciativa promove um cuidado mais completo, que abrange tanto a pessoa com deficiência quanto o núcleo familiar”, afirmou o deputado.

Cenário da deficiência no Amazonas

Atualmente, o Amazonas conta com cerca de 253 mil pessoas com deficiência, representando 6,3% da população com mais de dois anos. Em Manaus, são 119 mil pessoas com algum tipo de deficiência, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022.

Em todo o Brasil, aproximadamente 17,3 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência, o que equivale a 8,4% da população com mais de dois anos.

“O projeto é fundamental para o Amazonas e está atualmente em análise na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), aguardando parecer”, concluiu Cristiano D’Angelo.

Tags: AleamAmazonasLeiManausProjeto de Lei

Postagens Relacionadas

De acordo com a Constituição, votos brancos e nulos não são contados como válidos.
Arte: Cássio Costa / Agência Senado
Política

Votos em branco e nulos não interferem no resultado das urnas

9 de agosto de 2026
Fotos - Divulgação/Semsa
Política

Lei prorroga uso do FGTS em hospitais filantrópicos ligados ao SUS

8 de agosto de 2026
Foto: Lindomar Cruz/Agência Senado
Política

TSE divulga critérios de divisão de tempo para propaganda eleitoral de rádio e TV

7 de agosto de 2026
Próximo
Após adiamento devido à seca histórica, decisão será realizada no dia 23 de novembro, no estádio Padre José Van Roy, em Fonte Boa

Copa da Floresta: FAF define data da grande final entre Fonte Boa e Silves

Especial Publicitário

  • Especial Publicitário
Especial Publicitário

Passe Livre e Meia-Passagem Estudantil 2023

por Redação
26 de janeiro de 2023

Leia mais
Destaque

Janeiro Roxo: Hanseníase tem Cura

por Redação
13 de janeiro de 2023

Leia mais
Divulgação
Especial Publicitário

Natal das Águas: Um brilho de solidariedade e esperança para todos

por Redação
23 de dezembro de 2022

Leia mais

Sobre

Portal de Notícias do Estado do Amazonas.

Compartilhe

Categorias

  • Amazônia
  • Brasil
  • Cultura
  • Destaque
  • Economia
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Esportes
  • Interior
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • News
  • Opinião
  • Pet
  • Polícia
  • Política
  • Selva
  • Viral

Postagens Recentes

  • Cesta básica reduz 5,18% em agosto segundo pesquisa do Procon Manaus
  • 8ª parcela do ISS Fixo vence nesta segunda-feira em Manaus
  • Queixas sexuais na menopausa têm tratamento, diz especialista
  • Testes de vacinas aceleram corrida da ciência contra o ebola na RD Congo
  • Sobre
  • Anuncie
  • Contato

© 2024 Portal AM — Desenvolvimento WordPress Web Designer

Nada Encontrado
Ver Tudo
  • Home
    • Sobre
    • Anuncie
    • Contato
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Cultura
  • Brasil
  • Mundo

© 2024 Portal AM